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A minha opinião sobre o código P0420

40K views 9 replies 8 participants last post by  PETER PAN 2009  
#1 ·
Gostaria de compartilhar minha experiência com o temido Código P0420, Eficiência do Sistema Catalítico Abaixo do Limite (Banco 1). Não sou de forma alguma um especialista, então sinta-se à vontade para comentar ou me criticar da maneira que achar necessário. Minhas esperanças são ajudar outras pessoas a solucionar este código.

Em linguagem simples, o código significa que seu conversor catalítico não está eficiente como deveria. A ECU do seu carro sabe disso comparando o nível de oxigênio antes do conversor catalítico com o nível de oxigênio após o conversor catalítico usando os dois sensores de oxigênio montados no tubo de escape.

Vamos rever um segundo. Em um conversor catalítico, o catalisador (na forma de platina e paládio) é revestido em uma colmeia cerâmica ou contas de cerâmica que são alojadas em um pacote semelhante a um silencioso preso ao tubo de escape. O catalisador ajuda a converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono. Ele converte os hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água. Ele também converte os óxidos de nitrogênio de volta em nitrogênio e oxigênio.

Então, basicamente, o sensor de O2 pós-catalisador está procurando mais oxigênio no escapamento em comparação com o sensor de O2 pré-catalisador para verificar a eficiência do catalisador.

Agora, tenha em mente que, se você tiver outros códigos junto com o P0420, pode haver algo causando a ineficiência do catalisador. Por exemplo, se você estiver rodando muito rico ou muito pobre, isso pode destruir o catalisador, contaminá-lo ou queimá-lo, então certifique-se de ter corrigido todos os outros códigos antes de solucionar o P0420.

Meu carro é um Celica GT 2002 com 150 mil milhas rodadas. Algumas pessoas estavam me dizendo para apenas trocar o sensor de O2 traseiro primeiro e, se isso não funcionasse, tentar o sensor de O2 dianteiro. Acho que um sensor pode estragar, mas no meu caso eu não tinha nenhum código de sensor de O2 específico e não queria gastar no mínimo US$ 120 em dois sensores de O2 e depois ter que comprar um novo catalisador de qualquer maneira. A próxima etapa foi descobrir se meus sensores estavam funcionando normalmente. Em minha pesquisa na rede, a saída de tensão normal para os sensores deve estar entre 0,1 e 0,9 volts. Também descobri que o comportamento normal é o sensor dianteiro flutuar para cima e para baixo (talvez devido ao ajuste de combustível?) e o sensor traseiro se manter mais estável em torno de 0,7 volts, o que presumo que seria uma boa indicação de mais oxigênio no escapamento. Você pode usar qualquer scanner OBD2 com dados ao vivo para ver a leitura de tensão dos sensores. Eu mesmo comprei uma ferramenta de digitalização ELM327 wifi OBD2 do eBay por US$ 22 e o aplicativo para iOS, Dash Command, por mais US$ 10 para meu iPhone. Eu consegui facilmente ver o que meus sensores de O2 estavam fazendo em um gráfico por apenas 32 dólares. As saídas eram tensões normais, mas o que eu tinha era o sensor de O2 traseiro imitando a forma de onda do sensor de O2 dianteiro. Neste ponto, eu estava inclinado a dizer que o Conversor Catalítico não estava fazendo seu trabalho e os sensores estavam funcionando bem. Fui em frente e comprei um Conversor Catalítico de ajuste direto, instalei-o e imediatamente obtive resultados normais. Um 0,7 volts estável em marcha lenta para o sensor de O2 traseiro. Claro que, ao dirigir, a tensão traseira mudaria, mas não seguindo mais o sensor dianteiro. Eu resetei o CEL, dei uma volta, obtive todas as minhas indicações de prontidão na leitura OBD2 e passei na inspeção sem problemas.

Espero que isso ajude qualquer pessoa que possa estar solucionando o P0420 e me avise se isso acontecer, mas há um último dilema que enfrento. Em teoria, um catalisador não estraga sozinho. Algo mais geralmente causará a falha de um catalisador. Existe o problema de consumo de óleo associado ao motor 1zz, então essa pode ser a causa no meu caso, mas meu antigo catalisador não parecia nada contaminado nem tinha queimaduras. Eu também acabei de comprar o carro há alguns milhares de milhas, então não conheço todo o seu histórico mecânico. Terei que ficar de olho nas coisas, mas espero estar bem por mais 150 mil.
 
#6 ·
0420 Problemas alguém pode ajudar

Olá a todos, espero mesmo que alguém aqui possa ajudar.

Tenho um Toyota Celica GT de 2003 com 180.000 milhas. Há um ano, a luz do motor acendeu, esse é o começo dessa irritação. Eu li o código P0420 Code Catalyst System Efficiency Bank 1 ok, tudo bem, eu mandei substituir meus sensores 02 e depois dessa substituição eu tive o mesmo código de erro, exceto que desta vez o conversor catalítico precisava ser substituído. Há 2 semanas fui substituí-lo e o mecânico disse que não há absolutamente nada de errado com o meu conversor C e mostrou-o para mim, estava impecável. Ok, então eu procurei coisas simples, troquei a tampa de gasolina e ontem mesmo substituí a válvula PCV e a mangueira e a luz do motor acendeu novamente esta manhã lendo o mesmo código P0420. Estou além da frustração, não tenho certeza se pode ser o coletor de admissão.

Pode alguém ajudar?

Obrigado
 
#7 ·
O código PO420 nos Celicas é normalmente real e é devido à contaminação do conversor catalítico devido à queima de óleo.

Tenho este código há aproximadamente 8 anos e não afetou a capacidade de dirigir.

Para passar na inspeção, redefina os códigos usando o scanner OBD2 e execute um ciclo de condução, pode encontrar um bom PDF de como é um ciclo de condução para Celica, o monitor Evap não será restaurado, o que é bom, desde que todos os outros sejam restaurados.

Dependendo de quão ruim for, pode ser necessário espaçar o segundo sensor O2 usando uma vela de ignição não fornecida ou espaçadores disponíveis na Amazon.
 
#8 ·
Olá a todos, sou novo por aqui e tenho um Celica GT de 5 velocidades que tenho desde os 17 anos até agora, 20, e recentemente passei pelo código do sistema cc e hoje, 1 de setembro de 2020, minhas três luzes de verificação do motor apagaram e os únicos outros problemas que tenho são a queima de óleo, para a qual uso óleo americano mais espesso, o que ajuda um pouco, e a falha na aceleração. Mas quero saber se alguém trocou a tampa de combustível antes que a luz do motor cc acendesse, porque eu e meu pai, sendo pessoas que entendem de carros, mas não somos profissionais, achamos que os dois estavam muito próximos, quase assim que eu a troquei porque quebrei a outra tampa de combustível, mas de qualquer forma, essa é minha experiência. Se ajudar, meu Celica é um GT 2002 1.8 1ZZ com 212.000 milhas e ainda funciona como um charme.
 
#10 ·
Sim. Coloque 2 tubos de extensão no sensor O2 2. Isso lerá menos oxigênio e limpará o código P0420.

Alguns idiotas da inspeção veicular podem inspecionar o O2S2 e reprová-lo por adulteração. Então, escolha seu testador com sabedoria.

A substituição por um CAT de reposição não é uma boa solução, pois ele será novamente contaminado se você tiver um problema de queima de óleo. Além disso, os CATs AM usam tão poucos metais preciosos para catalisar que se desgastam muito mais rápido do que os CATs OEM.