Gostaria de compartilhar minha experiência com o temido Código P0420, Eficiência do Sistema Catalítico Abaixo do Limite (Banco 1). Não sou de forma alguma um especialista, então sinta-se à vontade para comentar ou me criticar da maneira que achar necessário. Minhas esperanças são ajudar outras pessoas a solucionar este código.
Em linguagem simples, o código significa que seu conversor catalítico não está eficiente como deveria. A ECU do seu carro sabe disso comparando o nível de oxigênio antes do conversor catalítico com o nível de oxigênio após o conversor catalítico usando os dois sensores de oxigênio montados no tubo de escape.
Vamos rever um segundo. Em um conversor catalítico, o catalisador (na forma de platina e paládio) é revestido em uma colmeia cerâmica ou contas de cerâmica que são alojadas em um pacote semelhante a um silencioso preso ao tubo de escape. O catalisador ajuda a converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono. Ele converte os hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água. Ele também converte os óxidos de nitrogênio de volta em nitrogênio e oxigênio.
Então, basicamente, o sensor de O2 pós-catalisador está procurando mais oxigênio no escapamento em comparação com o sensor de O2 pré-catalisador para verificar a eficiência do catalisador.
Agora, tenha em mente que, se você tiver outros códigos junto com o P0420, pode haver algo causando a ineficiência do catalisador. Por exemplo, se você estiver rodando muito rico ou muito pobre, isso pode destruir o catalisador, contaminá-lo ou queimá-lo, então certifique-se de ter corrigido todos os outros códigos antes de solucionar o P0420.
Meu carro é um Celica GT 2002 com 150 mil milhas rodadas. Algumas pessoas estavam me dizendo para apenas trocar o sensor de O2 traseiro primeiro e, se isso não funcionasse, tentar o sensor de O2 dianteiro. Acho que um sensor pode estragar, mas no meu caso eu não tinha nenhum código de sensor de O2 específico e não queria gastar no mínimo US$ 120 em dois sensores de O2 e depois ter que comprar um novo catalisador de qualquer maneira. A próxima etapa foi descobrir se meus sensores estavam funcionando normalmente. Em minha pesquisa na rede, a saída de tensão normal para os sensores deve estar entre 0,1 e 0,9 volts. Também descobri que o comportamento normal é o sensor dianteiro flutuar para cima e para baixo (talvez devido ao ajuste de combustível?) e o sensor traseiro se manter mais estável em torno de 0,7 volts, o que presumo que seria uma boa indicação de mais oxigênio no escapamento. Você pode usar qualquer scanner OBD2 com dados ao vivo para ver a leitura de tensão dos sensores. Eu mesmo comprei uma ferramenta de digitalização ELM327 wifi OBD2 do eBay por US$ 22 e o aplicativo para iOS, Dash Command, por mais US$ 10 para meu iPhone. Eu consegui facilmente ver o que meus sensores de O2 estavam fazendo em um gráfico por apenas 32 dólares. As saídas eram tensões normais, mas o que eu tinha era o sensor de O2 traseiro imitando a forma de onda do sensor de O2 dianteiro. Neste ponto, eu estava inclinado a dizer que o Conversor Catalítico não estava fazendo seu trabalho e os sensores estavam funcionando bem. Fui em frente e comprei um Conversor Catalítico de ajuste direto, instalei-o e imediatamente obtive resultados normais. Um 0,7 volts estável em marcha lenta para o sensor de O2 traseiro. Claro que, ao dirigir, a tensão traseira mudaria, mas não seguindo mais o sensor dianteiro. Eu resetei o CEL, dei uma volta, obtive todas as minhas indicações de prontidão na leitura OBD2 e passei na inspeção sem problemas.
Espero que isso ajude qualquer pessoa que possa estar solucionando o P0420 e me avise se isso acontecer, mas há um último dilema que enfrento. Em teoria, um catalisador não estraga sozinho. Algo mais geralmente causará a falha de um catalisador. Existe o problema de consumo de óleo associado ao motor 1zz, então essa pode ser a causa no meu caso, mas meu antigo catalisador não parecia nada contaminado nem tinha queimaduras. Eu também acabei de comprar o carro há alguns milhares de milhas, então não conheço todo o seu histórico mecânico. Terei que ficar de olho nas coisas, mas espero estar bem por mais 150 mil.
Em linguagem simples, o código significa que seu conversor catalítico não está eficiente como deveria. A ECU do seu carro sabe disso comparando o nível de oxigênio antes do conversor catalítico com o nível de oxigênio após o conversor catalítico usando os dois sensores de oxigênio montados no tubo de escape.
Vamos rever um segundo. Em um conversor catalítico, o catalisador (na forma de platina e paládio) é revestido em uma colmeia cerâmica ou contas de cerâmica que são alojadas em um pacote semelhante a um silencioso preso ao tubo de escape. O catalisador ajuda a converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono. Ele converte os hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água. Ele também converte os óxidos de nitrogênio de volta em nitrogênio e oxigênio.
Então, basicamente, o sensor de O2 pós-catalisador está procurando mais oxigênio no escapamento em comparação com o sensor de O2 pré-catalisador para verificar a eficiência do catalisador.
Agora, tenha em mente que, se você tiver outros códigos junto com o P0420, pode haver algo causando a ineficiência do catalisador. Por exemplo, se você estiver rodando muito rico ou muito pobre, isso pode destruir o catalisador, contaminá-lo ou queimá-lo, então certifique-se de ter corrigido todos os outros códigos antes de solucionar o P0420.
Meu carro é um Celica GT 2002 com 150 mil milhas rodadas. Algumas pessoas estavam me dizendo para apenas trocar o sensor de O2 traseiro primeiro e, se isso não funcionasse, tentar o sensor de O2 dianteiro. Acho que um sensor pode estragar, mas no meu caso eu não tinha nenhum código de sensor de O2 específico e não queria gastar no mínimo US$ 120 em dois sensores de O2 e depois ter que comprar um novo catalisador de qualquer maneira. A próxima etapa foi descobrir se meus sensores estavam funcionando normalmente. Em minha pesquisa na rede, a saída de tensão normal para os sensores deve estar entre 0,1 e 0,9 volts. Também descobri que o comportamento normal é o sensor dianteiro flutuar para cima e para baixo (talvez devido ao ajuste de combustível?) e o sensor traseiro se manter mais estável em torno de 0,7 volts, o que presumo que seria uma boa indicação de mais oxigênio no escapamento. Você pode usar qualquer scanner OBD2 com dados ao vivo para ver a leitura de tensão dos sensores. Eu mesmo comprei uma ferramenta de digitalização ELM327 wifi OBD2 do eBay por US$ 22 e o aplicativo para iOS, Dash Command, por mais US$ 10 para meu iPhone. Eu consegui facilmente ver o que meus sensores de O2 estavam fazendo em um gráfico por apenas 32 dólares. As saídas eram tensões normais, mas o que eu tinha era o sensor de O2 traseiro imitando a forma de onda do sensor de O2 dianteiro. Neste ponto, eu estava inclinado a dizer que o Conversor Catalítico não estava fazendo seu trabalho e os sensores estavam funcionando bem. Fui em frente e comprei um Conversor Catalítico de ajuste direto, instalei-o e imediatamente obtive resultados normais. Um 0,7 volts estável em marcha lenta para o sensor de O2 traseiro. Claro que, ao dirigir, a tensão traseira mudaria, mas não seguindo mais o sensor dianteiro. Eu resetei o CEL, dei uma volta, obtive todas as minhas indicações de prontidão na leitura OBD2 e passei na inspeção sem problemas.
Espero que isso ajude qualquer pessoa que possa estar solucionando o P0420 e me avise se isso acontecer, mas há um último dilema que enfrento. Em teoria, um catalisador não estraga sozinho. Algo mais geralmente causará a falha de um catalisador. Existe o problema de consumo de óleo associado ao motor 1zz, então essa pode ser a causa no meu caso, mas meu antigo catalisador não parecia nada contaminado nem tinha queimaduras. Eu também acabei de comprar o carro há alguns milhares de milhas, então não conheço todo o seu histórico mecânico. Terei que ficar de olho nas coisas, mas espero estar bem por mais 150 mil.